25/11/2012

"FIELZÃO" QUASE PRONTO PARA A COPA...

Estive visitando na semana passada, no dia 16/11, as obras do Estádio Itaquerão, do Corinthians. Sou vascaíno e fui movido apenas por curiosidade e porque meu cunhado, corinthiano fanático queria ver o andamento das obras, que por sinal estão bem adiantadas. O estádio quando pronto ficará muito bonito. Parece bem moderno e confortável. Vai ser um “CALDEIRÃO”. Construído ao lado de uma colina, será uma armadilha para a torcida adversária. Como fica em um bairro distante e com uma população mais para carente do que remediada, penso que deverá ser um estádio “de uma torcida só”. Isto é, os corintianos das redondezas ocuparão em  menos de  meia hora seus quase 50.000 lugares. Torcedor adversário se quiser ir ao estádio, deverá fazê-lo nos dias reservados para visitação, porque no dia do jogo, vai apanhar com certeza. Por enquanto o acesso parece fácil apenas pelo metrô. Pelas avenidas e pela marginal, se não forem construidos outros acessos, vai dar merda. O trânsito naquela direção é complicado, difícil e confuso. Vamos ter grandes congestionamentos e muita gente nõa vai chegar a tempo para assistir os jogos da Copa do Mundo. O estádio? É uma beleza sim. É só ver as fotos...





OS MARCIANOS ESTÃO CHEGANDO?

O robô 'CURIOSITY' da NASA, que se encontra numa missão no ‘planeta vermelho’ para determinar se houve alguma vez vida em MARTE, fez uma descoberta que nenhuma outra missão espacial anterior foi capaz de fazer. JOHN GROTZINGER, investigador principal da missão do 'CURIOSITY', anunciou numa entrevista à rádio americana 'NPR' que os instrumentos do robô descobriram algo que "mudará os livros da História" acrescentando que os dados recolhidos "prometem realmente muito", cita o site do jornal espanhol 'ABC'. A descoberta foi feita através do laboratório químico a bordo do robô, o "Sample Analysis at Mars" (SAM), que analisa amostras de solo marciano. GROTZINGER assegurou que a NASA irá realizar um dos maiores anúncios da sua história. Segundo declarações dele ao site sobre astronomia 'UNIVERSE TODAY', citado pelo 'ABC', será realizada "uma conferência no próximo dia 3 de dezembro para discutir os nossos resultados". Por enquanto os cientistas estão realizando um conjunto de testes e análises para determinar a validade da descoberta, pois querem estar completamente seguros antes de fazer o anúncio. GROTZINGER afirmou ao 'Universe Today': "A equipe científica está analisando os dados recolhidos pelo SAM mas ainda não está pronta para discutir o assunto". Para o ‘ABC’, caso se confirme que de fato houve VIDA EM MARTE, este será o anúncio mais esperado de todo o universo cientifico.

MADONNA CHEGA PARA ARREBATAR A GAROTADA...


[MailOnline]

Em Dezembro, MADONNA traz a turnê “MDNA” para o Brasil tendo já três datas confirmadas: dia 1º - Rio de Janeiro, no Parque dos Atletas; dia 4 - São Paulo, no Estádio do Morumbi; dia 9 - Porto Alegre, no Estádio Olímpico. O ingresso mais caro custará R$ 850,00. Seu disco "MDNA" foi lançado no dia 26 de março deste ano e estreou em 1º lugar nas paradas norte-americanas. Depois, teve a maior queda de vendas de todos os tempos. No lançamento, vendeu 360.000 cópias; caiu para 46.000 na semana seguinte (88% a menos). O título do álbum também provocou polêmica. As iniciais "MDNA" tanto podem aludir ao nome da cantora quanto à denominação em inglês do Ecstasy (MDMA). Enquanto isso, MADONNA apareceu com um figurino p’ra lá de ousado durante sua última apresentação, em Miami, na Flórida, USA, na noite de 19/11. A cantora - em ótima forma para seus bem vividos 54 anos - mostrou mais do que devia com seu atrevido e ousado ‘modelito’. A temperatura local era amena no dia dessa apresentação. No Brasil, a “diva” vai encarar um ‘Rio 40 graus’ e o que poderá acontecer, fica por conta da imaginação de cada um. A coroa ainda dá uma meia-sola. Ou não?

ET's INVADEM FOZ DE IGUAÇU...

O IV FÓRUM MUNDIAL DE UFOLOGIA (I UFOZ 2012), evento, que está sendo considerado o maior e mais importante evento sobre UFO’s (objetos voadores não identificados, na sigla em inglês) do Brasil e da América do Sul, será realizado na cidade de Foz do Iguaçu (PR) e acontecerá de 06 a 09 de dezembro. Renomados ufólogos do Brasil e de outros 15 países irão se reunir para tratar dos fatos mais importantes e marcantes sobre a presença alienígena na Terra. A discussão sobre o tema que se pretende fazer durante o IV Fórum Mundial de Ufologia (I UFOZ 2012) é baseada em duas premissas básicas. A primeira, de que estamos em processo de iminente contato com outras espécies cósmicas. A segunda, que é chegada a hora de os governos abrirem seus arquivos e revelarem seus segredos sobre o assunto à sociedade. A política de sigilo aos discos voadores deve ser encerrada em benefício da humanidade. Também é aguardada no evento a participação de cientistas, celebridades, intelectuais e personalidades. O IV Fórum Mundial de Ufologia (I UFOZ 2012) terá 37 palestras de expositores de 15 países, além do Brasil. As conferências tratarão de áreas como abduções alienígenas, evidências físicas, monitoramento humano, presença alienígena no passado da Terra, abertura ufológica, provas de que extraterrestres observam nosso programa espacial, casuística ufológica, entre outros. Vale a pena dar uma abduzidazinha até o fórum...

A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM...

Acredite, se quiser. Em MATO GROSSO, a coligação encabeçada pela ex-candidata a prefeita de VÁRZEA GRANDE, MT,  Lucimar Sacre de Campos (DEM), protocolou na Justiça Eleitoral documentos que comprovariam que 47 pessoas já falecidas votaram na eleição deste ano no município. Entre os documentos estão certidões de óbitos fornecidas pelo cartório do 2º Ofício do município, referentes aos anos de 2009 até setembro de 2012, relatório de autorização de sepultamento expedido pela prefeitura e certidões de quitação eleitoral expedidas em novembro deste ano. Os documentos, segundo os acusadores, são suficientes para comprovar que pessoas já falecidas tiveram os votos computados no pleito deste ano, o que caracteriza a ocorrência de fraude. Para a coligação, a quantidade de votos de pessoas mortas registrada nesta eleição pode ser ainda maior, já que o levantamento foi apresentado com base nas informações fornecidas por apenas 1 dos 4 cartórios existentes no município. Também, a idade registrada pelos mortos chamou a atenção. Na lista dos 47 falecidos, com exceção de 2, todas as outras 45 pessoas tinham 60 anos ou mais - o mais idoso tinha 98. A coligação denunciou ainda que ao menos 9.000 eleitores na faixa dos 80 anos de idade votaram este ano no município. Votar, nestas idades, é facultativo. Em sua Representação Eleitoral a denunciante requereu a suspensão liminar da diplomação dos candidatos eleitos.

GOSTOS E CORES NÃO SE DISCUTEM?

Como diria minha vó: “Cruz credo!”. Pois é, quando você pensa que já viu de tudo nesta vida, vejam só isso. Em imagens divulgadas pela polícia, uma mulher sueca de 37 anos - cujo nome não foi revelado - aparece lambendo e abraçando um crânio humano. Segundo as autoridades escandinavas, as imagens foram feitas no apartamento da mulher na cidade de Gotenburgo, na Suécia. No local, os policiais acharam pelo menos seis crânios, uma espinha e vários outros ossos sortidos, escondidos em um compartimento secreto onde também havia uma broca, sacos mortuários e fotos de um necrotério. Policiais também encontraram imagens da mulher realizando atos sexuais em um esqueleto, além de dois CDs intitulados "Minha necrofilia" e "Minha primeira experiência". A mulher foi presa em setembro e segundo o tabloide britânico “THE SUN” que divulgou as imagens, a Justiça sueca julgará o caso dela na semana que vem. Se confirmada a acusação de necrofilia, a mulher pode pegar até dois anos de cadeia por "perturbar a paz dos mortos". A ré afirma que comprou os ossos pela internet, mas nega ter feito algo de errado com eles.

DEPOIS DO TREM, A FERROVIA DO PANTANAL...

O ministro dos Transportes, PAULO PASSOS, no último dia 14/11, em Brasília, falou sobre o cronograma das obras da FERROVIA NORTE-SUL afirmando que a estrada de ferro está sendo projetada para promover a integração nacional, minimizando custos de transporte de longa distância e interligando as regiões do País. A Norte-Sul foi iniciada no Maranhão e já chegou em Goiás. De acordo com o ministro Paulo Passos, a previsão é de que em setembro de 2013 sejam assinados os contratos para que as obras se iniciem em Mato Grosso do Sul no início de 2014. Em MS, a estrada-de-ferro passará a se chamar “FERROVIA DO PANTANAL”. Na verdade, aqui no Mato Grosso do Sul, ela terá dois importantes ramais. O primeiro, a FERROVIA DO PANTANAL, se estenderá do Estado do Paraná ao Rio Paraguai, sendo que no Rio Paraná, ela entrará por Aparecida do Taboado e, no Rio Paraguai, chegará até Porto Murtinho, passando por Três Lagoas, Brasilândia, Bataguassu, Nova Andradina e Dourados. O segundo ramal, a FERROESTE, trecho Maracaju/Dourados/Mundo Novo, que chegará até Cascavel e, daí, até o Porto de Paranaguá. A construção da ferrovia será um passo extraordinário para a economia rural e trará um grande impacto na economia do Estado.

AEROPORTO DE CUIABÁ, MT, NÃO DECOLA...

Depois de quase 3 anos e meio da escolha de Cuiabá, capital de Mato Grosso, como sede da COPA DO PANTANAL, até hoje a INFRAERO não concluiu a licitação para as obras de ampliação do aeroporto Marechal Rondon. O resultado era aguardado para o início deste mês, mas ainda não aconteceu. Mais uma vez, o motivo seria problemas no projeto entregue pela INFRAERO à SECOPA. Já com muito atraso, a primeira entrega do projeto do aeroporto estava prevista para setembro de 2011, foi adiada para março de 2012 e depois para junho/2012, sob alegação de necessidade de correções técnicas. Acabou sendo entregue no início de julho/2012. A SECOPA providenciou a imediata licitação para as obras, contudo esta foi revogada em agosto para mais uma correção de erros nas planilhas do projeto. Corrigidos supostamente os erros, abriu-se nova licitação com homologação esperada para início de novembro/2012, porém acabou foi adiada de novo para a segunda semana de novembro. Faltam menos de 600 dias para o primeiro jogo da Copa. O aeroporto tem que ficar pronto até 90 dias antes do início do evento, em condições de receber as equipes técnicas preparatórias para as questões de imprensa, segurança, e mesmo, das seleções que possam escolher CUIABÁ para seu período de aclimatação ao seu clima tropical, gerando um movimento adicional para os hotéis, restaurantes, o turismo de um modo geral. O remédio é esperar...

TRAIÇÃO OU SÓ CURIOSIDADE?

Mulher, se você está casada há pouco tempo, cuidado! Fique esperta. Os homens latino-americanos, depois que completam 3 a 4 anos de casamento, correm atrás de uma aventura extraconjugal. Pesquisas da ‘ASHLEY MADISON’ (Empresa de Contatos Sexuais Extra-Conjugais, com 17 milhões de clientes em todo o mundo, inclusive no Brasil, onde está instalando um escritório) determinaram alguns padrões de conduta dos “PULADORES DE CÊRCAS” latinos. No quesito ‘INFIDELIDADE CONJUGAL’, os BRASILEIROS, por exemplo, são os mais “atrevidos”, os que se arriscam mais. Os MEXICANOS preferem que suas “aventuras” aconteçam durante viagens de negócios. Os ARGENTINOS buscam sexo no primeiro encontro. Os CHILENOS não gostam de “encontros” em hotéis. COLOMBIANOS e VENEZUELANOS são os mais rápidos em escolher uma ‘amante’. Um alto executivo da ASHLEY, revelou para a agência EFE que geralmente as “traições” acontecem às segundas-feiras de manhã, depois de um final de semana familiar, ou depois das férias do Natal e do Verão. Também logo depois de feriados, como Dia dos Namorados ou das Mães. A conclusão é de que quando o casal fica em confinamento passando muito tempo junto, os “problemas do casamento” parecem maiores e obrigam a pensar “na vida que levam”, acabando em desilusão porque o “parceiro não satisfaz suas expectativas”. A maioria dos clientes da ASHLEY procura por uma “relação física”, alguns que só querem “ficar”, outros apenas viver uma “relação virtual”. A ASHLEY prepara-se para oferecer encontros de casais do mesmo sexo e já oferece serviço gratuito para as mulheres que buscam uma “rapidinha escondida”, afinal as esposas de hoje em dia também querem fugir da “rotina”. Ninguém é de ferro...

20/11/2012

BRASIL X ARGENTINA - O SUPERCLÁSSICO NA BOMBONERA...

[Olé]
A SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL realiza nesta quarta-feira (21/11), contra a entrosada seleção da ARGENTINA, na Bombonera, em Buenos Aires, o jogo de número 1.001 de sua história. O técnico MANO MENEZES no treino da manhã desta terça-feira, no centro de treinamento do Corinthians, no Parque Ecológico Tietê, apostou em uma base formada por jogadores de Fluminense e Atlético-MG. Apesar não ter divulgado o time titular para o confronto das 22h (de Brasília), MANO confirmou a escalação do goleiro DIEGO CAVALIERI desde o início da partida. Essa também será a primeira vez que o atacante FRED do Fluminense atuará com a amarelinha após os amistosos contra a Costa Rica e o México, no ano passado. A formação na segunda etapa do treino foi a seguinte: DIEGO CAVALIERI, LUCAS MARQUES, RÉVER, LEONARDO SILVA e FÁBIO SANTOS; AROUCA, PAULINHO, THIAGO NEVES e FELLYPE GABRIEL; NEYMAR e FRED. Por último, o grupo realizou um animado dois-toques sob o comando de Sidnei Lobo. A equipe só será divulgada amanhã antes do jogo. A Seleção vai embarcar ainda hoje para Buenos Aires. Para ficar com o bicampeonato no torneio, o time canarinho precisa de um empate simples. Em caso de vitória da Argentina por um gol de diferença, a decisão do SUPERCLÁSSICO será nos pênaltis. Triunfo dos hermanos por dois ou mais gols, a taça sequer vai sair de Buenos Aires. E os HERMANOS como se vê na foto estão muito confiantes. Vejam:

19/11/2012

BRUNO: CULPADO OU INOCENTE?

[ODia]
A grande pergunta sobre o caso do julgamento do goleiro BRUNO do Flamengo que começa hoje é: Ele pode ser condenado pela morte de ELIZA SAMUDIO mesmo sem o corpo ter sido encontrado? E se ela estiver viva? Enfim, julgamentos de casos de HOMICÍDIO SEM CADÁVER não são tão freqüentes. Vejam exemplos e as diferentes sentenças. 01) – ABSOLVIÇÃO: Em 1961 no Rio de Janeiro, a milionária DANA DE TEFFÉ foi dada como morta, após desaparecer em uma viagem com o advogado LEOPOLDO HEITOR. Ele alegou que ela fora sequestrada após um assalto e a suspeita pelo desaparecimento recaiu sobre Heitor. Mesmo sem que o corpo de Dana fosse encontrado, Leopoldo foi condenado pelo Tribunal do Júri. No entanto, esta condenação foi anulada e, num segundo julgamento, ele foi absolvido. Causa da absolvição? A falta do corpo da possível vítima. 02) - CONDENAÇÃO – Em 1998, em Brasília, um exame de DNA condenou, o ex-policial civil, JOSÉ PEDRO DA SILVA, pela morte de sua namorada adolescente, MICHELE BARBOSA (16 anos). Apesar de o corpo nunca ter sido encontrado, exames de DNA do sangue e dos fios de cabelo da vítima, encontrados no carro de José, foram suficientes para que os jurados se convencessem do assassinato. José foi condenado a cumprir 15 anos em regime fechado, por ocultação de cadáver. 03) – CONDENAÇÃO DE INOCENTES: Em Araguari, MG, na década de 30,  o caso dos “IRMÃOS NAVES”, terminou como um exemplo de grave erro judiciário. Apesar de serem absolvidos 2 vezes pelo Tribunal do Júri, eles foram condenados pelo Tribunal recursal a 25 anos e 6 meses de reclusão pelo desaparecimento de BENEDITO PEREIRA CAETANO, mas 15 anos após a sentença, a vítima reapareceu, mas um dos irmãos tinha morrido na prisão. O que acontecerá no julgamento de hoje? Façam suas apostas...

O VELÓRIO DA "PORCADA"...

[W.Santos/AE]
Hoje, 19 de Novembro, é um dia de festa para a principal torcida organizada do Corinthians que promete um dia inteirinho de alegria para seus associados. Desde esta manhã, a GAVIÕES DA FIEL está promovendo um churrasco em sua sede, no bairro do Bom Retiro, zona central de São Paulo. No cardápio, 10 porcos no rolete. O evento foi batizado pelos organizadores como "VELÓRIO DA PORCADA" e foi pedido que todos os convidados comparecessem de preto. Não é a primeira vez que a GAVIÕES faz esse tipo de provocação ao Palmeiras. Quando o time alviverde foi rebaixado em 2002 a organizada corintiana também promoveu um churrasco - um caixão verde foi pendurado no bico do gavião gigante que decora a sede. O troco, claro, veio em 2007, quando o Corinthians foi rebaixado e a Mancha Alviverde, principal organizada do Palmeiras, celebrou a queda. Veja o convite oficial da torcida publicado ontem depois do empate da Portuguesa com o Grêmio (2 X 2) que derrubou o Palmeiras para a Segunda Divisão: GRÊMIO GAVIÕES DA FIEL - TORCIDA CONVOCAÇÃO GERAL – “VELÓRIO DA PORCADA”. Atenção Família: estão todos convocados para participarem do “velório da porcada”, hoje, a partir da meia-noite em nossa sede. A festa já começou, então, não se atrasem! Pedimos a todos que respeitem esse momento. Vista um traje preto e traga sua vela. Parabéns, parabéns... Chora, chora porco, SEGUNDA outra vez! Vamos chegar!!! 

O FERIADO DE ZUMBI DOS PALMARES...

O DIA (NACIONAL) DA CONSCIÊNCIA NEGRA é um feriado facultativo em homenagem a ZUMBI dos Palmares e é comemorado no dia da assinatura da abolição da Escravatura. A data do feriado “Dia Nacional Consciência Negra” é o dia 20 de novembro (terça-feira). No Mato Grosso (em todos os municípios) e no Rio de Janeiro, o feriado é estadual e, em 2008, o Mato Grosso do Sul também tornou o dia feriado, ma ele só é adotado oficialmente em COUMBÁ, MS. Já, nos outros estados, cada administração municipal define se é feriado ou não. Dos 5.564 municípios brasileiros, 757 adotam o dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, como feriado, outros municípios – como Campo Grande, MS - transformaram a data em ponto facultativo. Mais do que a questão da folga ou não do trabalho e da escola, o DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA é uma forma de discutir o assunto da igualdade racial. Em janeiro de 2003, o presidente LULA, assinou a Lei 10.639, incluindo o dia no calendário escolar. O movimento negro, no entanto, já vinha adotando essa data desde os anos 70. Atualmente, é a data nacional para promover fóruns, debates e programações culturais sobre o tema. Palmares se refere ao local onde ZUMBI formou seu quilombo, uma espécie de reino, ou de república, auto-sustentável, local de fuga para muitos escravos negros escapados das fazendas, prisões e senzalas, um reino que chegou a ter mais de 30.000 habitantes e a alcançar quase o tamanho de Portugal.

ELEIÇÕES 2012: ELEITOR DEU SEU RECADO...

Passadas as eleições municipais de 2012, ficou claro que o eleitor optou pela diversidade e pela renovação. Até o PT - que proporcionalmente obteve a maior vitória de todas (São Paulo) - aparece com um nome novo: FERNANDO HADDAD. É claro que para isso contou com o apoio de LULA e da presidente DILMA ROUSSEFF. A opção pela renovação ficou clara em todo o Brasil, com uma conseqüente perda de espaço para muitos “falsos líderes” tradicionais, forçando uma nova composição de forças. Diga-se, de passagem, que não houve um único grande vencedor nem um único grande perdedor, mas fica evidente que o PT, apesar de ter conquistado a jóia da coroa (São Paulo) saiu fragilizado Brasil afora se levarmos em conta o número de prefeituras que deixou de comandar. As oposições foram ainda pior. Em Salvador (BA), a eleição de ACM Neto deu um fôlego ao DEM. O PSDB ficou menor do que desejaria, embora AÉCIO NEVES tenha ficado mais forte para a disputa presidencial. A grande força nova, consolidada pelo pleito municipal ficou com o PSB. O partido ainda engatinhando, de repente passou a contar com um candidato à presidência da República – EDUARDO CAMPOS, governador de Pernambuco. Já o elevado percentual de ABSTENÇÃO no Brasil todo, quase 20%, somados aos votos BRANCOS e NULOS pode ser considerado como um recado: a revolta do eleitor contra campanhas eleitorais baseadas em ataques virtuais, pesquisas "encomendadas", denúncias vazias, provocações pessoais, na tentativa de desvalorização do candidato adversário. Em Campo Grande, MS, principalmente, isso ficou bem nítido. Então, dado o recado dos eleitores, é hora de os eleitos (prefeitos e vereadores) se concentrarem nos programas de governo e na realidade financeira das prefeituras que assumirão em janeiro. Os eleitos, que não se iludam. Todos já estão sendo policiados diuturnamente pelos eleitores.

15/11/2012

ESTRADA RUIM, MOTORISTA RUIM - E O CARRO?

Dois dos pricipais veículos que povoam as ruas brasileiras acabam de ter uma má notícia. O LATIN NCAP divulgou em Buenos Aires os resultados da avaliação de carros comercializados na América Latina. O JAC J3, mesmo com airbag duplo, foi um dos piores colocados, ao lado do RENAULT SANDERO. Os dois modelos receberam apenas 1 (uma) das 5 (cinco) estrelas possíveis no teste de colisão frontal. No caso do SANDERO, a ausência de airbags foi alvo críticas do próprio instituto: “Esse foi um resultado decepcionante por parte da RENAULT, um fabricante com boa reputação na Europa em termos de segurança”, diz o comunicado oficial. Já o JAC J3, mesmo contando com bolsas infláveis, recebeu apenas uma estrela. De acordo com o LATIN NCAP, isso indica fragilidade da estrutura, que deveria suportar o impacto para proteger os ocupantes: “Os consumidores não devem ser confundidos pelos fabricantes que se descansam apenas nos airbags para oferecer uma falsa impressão de segurança”. A conclusão é que o nível de segurança nos carros comercializados na América Latina continua baixo. Segundo análise, o padrão dos carros populares no continente ainda continua com 20 anos de atraso em comparação com países industrializados. A nota máxima obtida nos carros avaliados foi 4 estrelas, casos do FORD NEW FIESTA e HONDA CITY, ambos com airbag duplo.

14/11/2012

PENÉLOPE E CAMPARI: QUER MAIS O QUÊ?

PENÉLOPE CRUZ foi escolhida pela CAMPARI para estrelar o “calendário fashion 2013” da marca. As fotos foram feitas pelo renomado Kristian Schuller. A proposta do ensaio é transportar o espectador em uma viagem visual em meio às superstições mais populares, como os gatos pretos, espelhos quebrados e a evitada passagem por debaixo de escadas. Nas fotos do calendário, Penélope usa looks assinados pelos estilistas Monique Lhuillierand e Salvatore Ferragamo. PENÉLOPE CRUZ confirma: "Adorei a experiência de estrelar o ‘CALENDÁRIO CAMPARI 2013’. Achei o tema superstição extremamente intrigante e estimulante. É um prazer trabalhar com uma equipe tão talentosa e profissional, em especial com Kristian Schuller, que fotografou o calendário, e cujo trabalho admiro profundamente. Como atriz, costumo ser desafiada a retratar o 'inexplicável', e não foi diferente nesta sessão de fotos. Criamos um personagem que precisava transmitir uma atitude forte e positiva, e que fosse à essência de cada superstição para desconstruir esses mitos com uma atitude confiante. Espero que as pessoas gostem das fotos tanto quanto nós gostamos de produzi-las". Enfim, devo confessar que sou fã incondicional de PENÉLOPE e consumidor inveterado de CAMPARI. Por isso, em homenagem ao meu aniversário (dia 27), divulgo a foto que ilustrará DEZEMBRO - mês de meu nascimento...

SORRY, PERIFERIA...

Nesta quinta-feira, (15/11), aproveitando o “feriadão” estarei em São Paulo, e, só para fazer inveja a minha amiga SIDINÉIA, darei uma passadinha “de leve” no famoso BAR BRAHMA da Avenida São João. Sexta tem “KISS” no Anhembi, mas na quinta eu preciso ver a apresentação dos “ORIGINAIS DO SAMBA” e beber muito chopp antes de descer a serra para pegar uma praia. Formado na década de 60, este grupo carioca iniciou a carreira em teatros como o do Copacabana Palace e durante os anos seguintes, se apresentou ao lado de grandes nomes da MPB, como Elis Regina, Jair Rodrigues e Paulinho da Viola. Só para lembrar, o saudoso MUSSUM, era um dos componentes da primeira formação do grupo. O falecido sambista saiu da banda para ingressar nos TRAPALHÕES ao lado de Didi, Dedé e Zacarias. Hasta lunes muchachos e miles de besos muchachitas...

DESIRÉE: A DROGA MAIS "DESEJADA"...


No Rio de Janeiro uma novidade entre a bandidagem está preocupando a polícia carioca neste fim-de-ano. É o aparecimento no mercado de uma nova droga. Há divergência para nomeá-la. Alguns jornalistas a chamam de DESIRÉE, outros de ZIRRÊ. Acho que vai acabar sendo conhecida mesmo como DESIRÉ, nome dque nos faz recordar da bela camponesa, grande paixão de Napoleão Bonaparte com quem deveria ter se casado, mas isso acabou não acontecendo. O nome, aliás, é bem sugestivo para uma droga, pois significa “desejada”. Enfim, é um novo tipo de droga que está sendo distribuída em algumas regiões do Rio, embalada em sacolés. Também é reconhecida pelos nomes de “CRACONHA” ou “CRIPTONITA”. Na realidade não passa de uma inovação que mistura CRACK com MACONHA, multiplicando o potencial de danos causados pelo efeito destas duas porcarias. Os usuários correndo atrás do novo tipo de “viagem” provocado por DESIRÉE, primeiro queimam e aspiram o crack, depois fumam a maconha. Esse perigoso coquetel além de ser enganosamente prazeiroso, prolonga o efeito dos entorpecentes no organismo e com o tempo pode ter conseqüências nefastas. Enfim, apesar dos pesares, a bandidagem carioca prova que tem muita imaginação e que continua sempre evoluindo... 

DUPLA DO ANO: "TIRIRICA E SUPLICY"...

Durante a entrega do prêmio da revista “CONGRESSO EM FOCO” aos parlamentares mais destacados do ano, realizada no último dia 8/11 em Brasília, DF, o eleito ‘Senador do Ano’, EDUARDO SUPLICY subiu ao palco e, todo empolgado, cantarolou "BLOWIN’ IN THE WIND", de Bob Dylan, uma de suas canções favoritas. No palco, acompanhando Suplicy, estava TIRIRICA, sexto colocado na votação de ‘Deputado do Ano’, mas premiado como ‘parlamentar que melhor representa a população no Congresso’. Antes do dueto, Tiririca já havia animado o público presente cantando "Deixa a Vida me Levar", de Zeca Pagodinho, e fechando com seu maior sucesso, "Florentina de Jesus". Na hora de "Blowin’ in the Wind", no entanto, o misto de palhaço, cantor e deputado, entregou a voz principal ao senador petista. Não foi esta a primeira vez que Eduardo Suplicy no Parlamento, pois ficou famoso o vídeo em que ele cantou uma das músicas do grupo Racionais MC em uma das comissões do Senado, com direito a sonoplastia de tiro e tudo. Seu apreço pela música vai além das formalidades do Congresso. Antes já havia convidado o ator e músico "CHAMBINHO DO ACORDEÃO" para cantar no plenário, mas foi vetado pelo presidente da mesa do Senado que, na oportunidade, não achou a medida alinhada ao regimento da casa.

CAMPO GRANDE: O FIM DA "HIGH SOCIETY"?

Lendo a notícia da “falência moral” do Rádio Clube de Campo Grande, não pude deixar de lembrar de um personagem: IBRAHIM SUED. O mais famoso colunista social do Brasil, nasceu em 23 de Junho de 1924, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. Filho de imigrantes árabes, cresceu na Tijuca, Vila Isabel, e morou em quartos de pensão em Copacabana. Iniciou sua carreira em 1946 como repórter fotográfico, mas acabou ficando famoso por entrevistar pessoas importantes da sociedade brasileira. Foi companheiro de personalidades como Carlos Niemeyer, Sérgio Porto, Heleno de Freitas e com eles fundou o Clube dos Cafajestes. Era um homem elegante, mas contava que no início da sua carreira tinha só um terno, que deixava todo dia debaixo do colchão para que não perdesse o vinco. Casou-se em 1958, num mega evento. Em comemoração aos 30 anos de sua coluna de "O Globo", em junho de 1983, deu uma recepção histórica no Copacabana Palace, o mais famoso hotel do Brasil, onde estiveram presentes Marta Rocha, Roberto Marinho, Emílio Garrastazu Médici, Dulce Figueiredo e mais 1500 convidados. Na festa foram consumidos 600 garrafas de champanhe, 300 litros de vinho tinto francês, 120 kg de camarão, 60 kg de lagosta, 10 kg de ‘foie-gras’, 210 patos, além de grande variedade de frutas e saladas. O evento culminou com queima de fogos e desfile de escolas de samba pela Avenida Atlântica. IBRAHIN SUED eternizou bordões como "À demain que eu vou em frente", Sorry, periferia”, e, "Olho vivo por que cavalo não desce escada". Morreu no Rio no dia 1º de outubro de 1995 e ganhou uma estátua em 2004 em frente ao Copacabana Palace. Já não existe mais "high society" como antigamente...

13/11/2012

SELEÇÃO BRASILEIRA: 1.000 JOGOS...

A SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL realiza nesta quarta-feira (14/11), contra a entrosada seleção da COLÔMBIA, em Nova Jérsei (USA), o jogo de número 1.000 de sua história. Você sabia que seu primeiro jogo oficial, o jogo de nº 1, aconteceu no dia 21 de julho de 1914 no Rio de Janeiro? Pois é, naquela ocasião 5.000 torcedores lotaram o “Estádio das Laranjeiras”, do Fluminense FC, atraídos pela intensa publicidade que antecedeu a partida. A Federação Brasileira de Sports Terrestres (FBST) chamou os melhores jogadores do Rio e de São Paulo. O craque do time era ARTHUR FRIEDENREICH, que viria a ser, no início do século XX, o primeiro grande ídolo da seleção canarinho (à época, de branco). Entraram para a história, marcando os primeiros dois gols pela seleção brasileira, OSWALDO GOMES e OSMAN, na vitória de 2x0 contra o EXETER CITY. O resultado foi considerado uma grande “zebra”. O CITY disputava o Campeonato Inglês da 3ª divisão, mas vinha de um centro cujo futebol já era profissional, ao contrário do Brasil, onde o futebol ainda era amador. Antes os ingleses já haviam vencido um combinado de jogadores ingleses que atuavam no Rio por 3x0 e a Seleção Carioca por 5x3. Durante a partida contra o BRASIL, o EXETER CITY foi violento e abusou dos recursos desleais por não querer perder o jogo: RUBENS SALLES, o craque do jogo, quase quebrou uma costela e FRIEDENREICH perdeu 2 dentes. O BRASIL jogou com: Marcos de Mendonça (Fluminense), Píndaro (Flamengo) e Nery (Flamengo); Lagreca (AA São Bento), Rubens Salles (Paulistano) e Rolando (Botafogo); Abelardo (Botafogo), Oswaldo Gomes (Fluminense), Friedenreich (Ypiranga), Osman (América) e Formiga (Ypiranga).

TERERÉ: ALIANÇA BRASIL X PARAGUAI...

O TERERÉ é a bebida nacional do Paraguai. O Dia Nacional do Tereré foi criado pelo Congresso Nacional paraguaio em 2010 através da Lei N ° 4261 e é comemorado todo último sábado de fevereiro. É uma bebida refrescante formada pela união de água fria, erva-mate (Ilex paraguayensis), ervas naturais, ervas medicinais (“yuyos”), mais gelo. É uma bebida tão paraguaia quanto a língua guarani. A origem do TERERÉ remonta a Guerra do Chaco (entre Paraguai e Bolívia, 1932-1935) quando as tropas começaram a beber mate frio para não acender fogos que denunciariam sua posição. O TERERÉ é um refresco que ajuda a preservar o convívio entre familiares e amigos. É servido frio ou gelado, e consumido sempre, não apenas nos dias quentes. Muitas ervas são usadas para fazer o tradicional TERERÉ paraguaio, sendo as mais comuns a menta’i (hortelã), kapi’i katî, erva de santa lúcia, kokú, cedrón Paraguay, cedrón kapií, cola de caballo (rabo de cavalo) e burrito (burrinho). O Paraguai exporta anualmente 600 toneladas de erva mate para países como o Japão, Brasil, Líbano, Estados Unidos, Chile, Síria, Alemanha, Canadá, Bolívia, Espanha, China, Coreia do Sul, Croácia, Israel, Suécia, Taiwan e Uruguai. No Brasil, o TERERÉ foi introduzido pelos paraguaios, que entraram pelo país através de Mato Grosso do Sul (MS), e se espalhou para outras localidades durante o ciclo brasileiro da erva-mate. Por aqui, o TERERÉ começou a virar moda em Ponta Porã - fronteira com Pedro Juan Caballero (Paraguai) - e depois de adotado por outras cidades de Mato Grosso do Sul, virou uma bebida típica, tradicional, eliminadora das diferenças sociais, promotora de interação cultural, propiciando o diálogo entre os integrantes das “rodas”, que aproveitam deste momento para falar da vida, contar “causos” e descansar da luta diária. Em Ponta Porã - “Princesinha dos Ervais” - o jeito como o TERERÉ é manipulado, foi tombado como patrimônio imaterial do Estado de MS, sendo inscrito em seu Livro de Registro dos Saberes em 2010.

A ALEGRIA DOS HOMENS...

Roupas sensuais, perfume envolvente e lingerie ousada são armas conhecidas do arsenal da mulher que deseja seduzir e fazer a ‘alegria’ de um homem. Abençoadamente, existe hoje no mercado uma nova armadilha para conquistá-lo. É a DÍA. Isso mesmo, a ‘DEPILAÇÃO ÍNTIMA ARTÍSTICA’ que brinca com os pelos pubianos da fêmea fazendo desenhos em forma de coelhinho, maçã, seta ou coração. A DÍA é tiro e queda: esquenta o clima debaixo  de qualquer lençol.  A procura por esse tipo de depilação aumenta às vésperas do Dia dos Namorados e das festas de fim de ano. As mulheres chegam no salão com a idéia do desenho na cabeça e com a habilidade da depiladora, saem de lá com um novo visual nas partes íntimas. E a DÍA pode ser finalizada com aplicação de pedrinhas de strass, glitter e até tintura – que ajuda a preencher os espaços quando não há um grande volume de pelos. Outra versão da DÍA são as letras. Desenhar a inicial do novo namorado ou do “peguete” também dá resultado e faz sucesso. Geralmente são meninas ‘baladeiras’, “cow-girls”, “sertanejas” ou “periguetes” que pedem para fazer uma letra quando vão ficar com um “pegador” novo e querem impressionar. A ‘DEPILAÇÃO ÍNTIMA ARTÍSTICA’ custa entre 60 e 80 reais mas vale como um investimento. Sempre dá bons resultados... 

PIRÂMIDES AMEAÇADAS...

O líder salafista MURGAN MUSTAFA aconselhou o presidente do EGITO, MUHAMED MURSI, a destruir as estátuas faraônicas com forma humana (como a ESFINGE) por considerar que são "ídolos" contrários a "sharía" ou ‘LEI ISLÂMICA’. As declarações de MUSTAFA provocaram uma forte polêmica no EGITO. Ele declarou à Agência EFE que MURSI tem o poder para destruir essas peças arqueológicas e tem que fazer isso para assumir sua responsabilidade como "líder muçulmano". O salafista - que defende uma interpretação ultraconservadora do Islam - conclamou as autoridades religiosas do país para que apoiassem este tipo de proposta optando por destruir as imagens faraônicas. MUSTAFA criticou figuras antropomorfas como a do faraó RAMSÉS e a ESFINGE porque representam e incitam a “idolatria". Conhecido no EGITO por seu radicalismo, o líder salafista já havía conclamado cinco anos atrás aos responsáveis pelo governo de HOSNI MUBARAK que se desfizessem das estátuas faraônicas, acabando encarcerado por causa disso. As palavras de MUSTAFA recordam ações como aquelas que o TALIBAN levou a cabo no AFGANISTÃO, em 2001, quando dinamitou as gigantescas estátuas de BUDA escavadas nas montanhas da região central de BAMIYÁN. [EFE]

10/11/2012

ELIZA SAMUDIO, VIVA???

"ELIZA SAMUDIO está viva e agora se chama OLÍVIA GUIMARÃES – Sim, este seria o novo nome desta mulher que desapareceu no dia 4 de junho de 2010 e foi dada como morta pela polícia mineira. De acordo com o “JORNAL DO BRASIL – 10/11/2012, a revelação foi feita por FRANCISCO SIMIM, um dos advogados de defesa do ex-goleiro do Flamengo, BRUNO FERNANDES, que declarou na sexta-feira passada (9/11) que ELIZA SAMUDIO estaria viva, garantindo ter provas de que a ex-amante do goleiro, esteve em um hotel, na Bolívia, um mês depois da prisão dele. A revelação viria de um preso, LUIZ HENRIQUE FRANCO TIMÓTEO, detido no presídio de Governador Valadares desde 4 de novembro de 2011. Luiz revelou que que teria sido procurado por Eliza em julho de 2010 para ajudá-la a sair do Brasil. Ele teria indicado uma pessoa que vendeu a Eliza um passaporte falso por 4.000 reais em nome de OLÍVIA GUIMARÃES LIMA. Segundo o advogado SIMIM, ela teria fugido para uma cidade chamada GUAYARAMIRIN, na Bolívia e, hoje, está em algum lugar no mundo. O julgamento dos acusados está marcado para o dia 19/11, mas BRUNO e Sérgio Rosa Sales (MACARRÃO) sempre negaram a morte de Eliza. Afirmam que deram a ela 50.000 reais e que ela teria sumido depois que Macarrão a deixou em um ponto de táxi. O advogado de defesa de Bruno, ainda afirmou que conversou pessoalmente com LUIZ TIMÓTEO no presídio de Governador Valadares onde ele está preso. Enfim, yo no creo em brujas, pero que las hay, las hay! Como diria Jô soares: “Chose de loque!”...

09/11/2012

FROM THE PANTANAL TO YOU...

DOURADO” = “Golden Dorado“ = ”Salminus Maxillosus“ = “Salminus Brasieliensis” - Is a large river fish that lives in South America. Despite having Salminus in its name, the it's not related to any species of salmon, nor to the saltwater fish also called "DORADO". It have large heads, with powerful jaws that are filled with sharp teeth. They reach maturity around 37 centimetres long, and are golden colored. The average size of “DOURADO” is about 3-10 kilograms. The largest recorded size is 100 cm length and 31.4 kg. “DOURADO” live in the warm waters of the Amazon systems in South America, specifically in Brazil (Pantanal, where it's called “DOURADO” - from 'ouro', the Portuguese for Gold). It's considered an endangered species in Paraguay and therefore a 5-year fishing ban is currently on effect there. “DOURADO” are piscivores, eating a wide variety of prey fish; mainly travel in small groups.  “DOURADO” is highly sought-after by anglers, both for its delicious taste and fighting ability. It is, however, extremely difficult to catch. The aggressive nature of the “DOURADO”, its high jumps, and great fighting strength and stamina have created a great competitive market among anglers from all corners of the world, traversing South American waters in hopes of hooking a “DOURADO” - excellent to eat and are often barbecued with tomatoes and bell peppers. Often utilized in the making of fish soups they are also popularly fried in Mato Grosso do Sul. “DOURADO” has a white flaky flesh with a notably high fat content. Saw? Visit the Pantanal of Mato Grosso do Sul...

O PETRÓLEO É NOSSO...OU NÃO?

[cidadeverde.com]
Deputados das bancadas do Rio de Janeiro e do Espírito Santo se anteciparam e já entraram nesta quinta-feira (8) com um pedido de liminar (decisão provisória) para que o STF - Supremo Tribunal Federal suspenda a tramitação do projeto de lei que modificou a distribuição das receitas de petróleo. O texto foi aprovado pela Câmara e seguiu para sanção da presidente Dilma Rousseff. A nova divisão dos royalties, segundo parlamentares das duas bancadas, impõe perdas bilionárias na arrecadação dos dois Estados. O documento, assinado pelos deputados ANTHONY GAROTINHO (PR-RJ), ROSE DE FREITAS (PMDB-ES) e HUGO LEAL (PSC-RJ), argumenta que o projeto é inconstitucional porque fere princípios dos entes federativos. O pedido vai tramitar em conjunto com um Mandado de Segurança protocolado no ano passado no Supremo, que solicitava a suspensão da tramitação do projeto que estava em votação no Senado. O processo será relatado pelo ministroLUIZ FUX que prometeu julgá-lo com urgência. A votação representou uma derrota ao governo de DILMA ROUSSEF que tinha entregue outra sugestão de divisão aos parlamentares. A Câmara rejeitou as propostas do governo e aprovou o texto enviado pelo Senado. A presidente sofre pressão de governadores de Estados produtores para vetar o projeto. A briga vai ser comprida...

SIMONE TEBET PREFERE SER SENADORA...

Cotada para concorrer à sucessão do governador ANDRÉ PUCCINELLI (PMDB/MS), a vice-governadora SIMONE TEBET (PMDB) em suas entrevistas deixa claro que não entrará em briga por cargos, que é uma pessoa de grupo e não vai mudar de partido sendo ou não sendo candidata. De quebra, aproveita para reforçar sua preferência por concorrer à vaga de senadora dizendo que sua conversa com o governador é que, se ele não for candidato ao Senado, ela irá pleitear uma das vagas, porque essa é uma vontade pessoal dela. A moça também não gostou da antecipação do debate sobre a sucessão estadual afirmando que é “uma discussão prematura, ainda nem virou o ano e o PMDB está cheio de problemas mais sérios para resolver, como a dificuldade de 50 municípios em fechar as contas até o fim do ano. Ainda assim, defendeu o presidente regional do PMDB, ESACHEU NASCIMENTO (PMDB) que sugeriu a candidatura dela ao Governo do Estado dizendo que é um direito que ele tem de se manifestar, que ESACHEU, na mesa de debates como presidente do PMDB, sempre agiu com isenção e, fora das reuniões partidárias, tem o direito de ter suas opiniões. Ah, bom...

ENQUANTO MS BRIGA, MT GANHA UM MINISTRO...

Aumentaram os boatos que circulam pelas ruas de Cuiabá, capital de Mato Grosso, dizendo que o senador licenciado BLAIRO MAGGI (PR/MT) será convidado (se é que já não foi) para ocupar uma cadeira no novo ministério que está sendo articulado por DILMA ROUSSEF visando fortalecer seu arsenal para as eleições de 2014. Dinheiro não falta para o homem, prestígio ele tem de sobra. Vamos ver. O Senador BLAIRO irá a Brasília na próxima semana para negociar pessoalmente com DILMA a ocupação de uma pasta. Ele tem demonstrado interesse no MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO (Mdic) e, conforme informações dos bastidores, DILMA aproveitará a ocasião para convencer o senador a aceitar o MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES. São estes os dois ministérios que interessam ao senador. O MinT já foi oferecido antes, mas o momento não era propício para ele aceitar. Parece que estas são as 2 pastas que foram reservadas pela Presidente para o PR. A indefinição do Planalto em relação à participação do PR no governo já causou irritação no senador, que chegou a anunciar o racha do partido no Senado. A Reforma Ministerial está prevista para ser anunciada em janeiro de 2013 e algumas movimentações partidárias já começaram. Inclusive, PT e PMDB reforçaram, em um jantar oferecido esta semana em Brasília, a sua aliança para garantir a governabilidade e para as eleições presidenciais em 2014.

FÁBIO TRAD PROPÕE MUDANÇAS NO PMDB...

Em declarações à midia morena, FABIO TRAD, deputado federal (PMDB/MS) defendeu a renovação no comando da sigla em Mato Grosso do Sul e cutucou ESACHEU NASCIMENTO, presidente estadual do PMDB/MS: “O atual presidente do diretório faz declarações públicas afrontosas aos correligionários, criticando abertamente políticas sociais do partido, contrariando preceitos estatutários básicos. Todos sabem bem que ele faz uma política de segregação dentro do partido, procurando criar uma aparência de divisão interna que não existe ainda”. Insistiu: “O partido precisa ser dirigido por uma liderança política que adote métodos construtivos de harmonização e unidade entre seus membros”. ”O nome do MOKA é muito positivo. Também sugeriria o YOUSSIF, que para mim é um dos quadros mais qualificados do partido”. Finalizou: “Os peemedebistas têm o direito de ao menos sentir que a direção estadual joga a favor do time e quer bem a todos, o que não se dá com o atual presidente que, por mais que tente, não consegue esconder suas idiossincrasias em relação a segmentos do partido".

CAMPO GRANDE, CAPITAL ECOLÓGICA DO BRASIL...

Campo Grande está se transformando em uma verdadeira Arca de Noé. Nesta última quinta feira (08/11), primeiro, uma capivara de aproximadamente 50 quilos foi encontrada dentro do guarda-roupa de uma residência da aldeia urbana Marçal de Souza. O animal foi resgatado pela PMA - Polícia Militar Ambiental e levado para o CRAS - Centro de Reabilitação de Animais Silvestres. A dona da casa, conta que entrou no quarto para pentear o cabelo, ouviu um barulho e viu que havia um bicho no armário. Saiu correndo, com medo. A PMA foi acionada. De acordo com um sargento da Ambiental a capivara não tinha machucados, estava agressiva e deve ser ‘moradora’ do Parque das Nações Indígenas ou da Lagoa Itatiaia. Mais tarde, a visita colorida e inesperada de um pavão agitou os funcionários do cartório do 9° Ofício. A ave foi encontrada no estacionamento interno da empresa, e por lá ficou durante toda manhã, ora no chão, ora no telhado. De novo, a PMA - Polícia Militar Ambiental foi acionada, mas por se tratar de uma animal exótico, criado em cativeiro, informou que a responsabilidade de captura era do CRAS - Centro de Reabilitação de Animais Silvestres entidade que através de um médico veterinário acabou atendendo a ocorrência e, depois de recolher o pavão misterioso, explicou que ele provavelmente, fugira de algum criadouro.

ESACHEU FALOU DEMAIS?

Dias atrás, ESACHEU NASCIMENTO, presidente estadual do PMDB/MS, em diálogo com a mídia local, afirmou acreditar que seu partido não abrirá mão de disputar o Governo do Estado na sucessão de ANDRÉ PUCCINELLI (PMDB/MS), em 2014. Entende que a vice-governadora, SIMONE TEBET (PMDB), segue como candidata natural ao posto e descarta a possibilidade de André Puccinelli desistir do Senado Federal. Pensa que ANDRÉ deixaria o cargo para SIMONE, que tentaria a reeleição: “Outros nomes poderão surgir, mas o PMDB vai trabalhar para ter candidatura própria”. Sobre o futuro de NELSINHO TRAD (PMDB), atual prefeito de Campo Grande e que já se declara candidato, ESACHEU avalia que a eleição de 2012 não o favoreceu e que ele saiu fragilizado: “Jogaram todas as fichas na liderança dele e o que se viu foi o contrário”. Apesar de acreditar mais na candidatura de SIMONE, disse que NELSINHO continua na disputa: “O partido não pode excluí-lo”. Acha também que o PMDB continua forte no Estado e que muita coisa pode acontecer na estrutura de partidos, com as prováveis fusões e que as mudanças podem desenhar novos quadros e fazer surgir novos candidatos. Tem gente achando que o rapaz falou demais. Pelo menos, foi sincero...

07/11/2012

CURUPIRA - Folklore of MS


[abrasoffa.org.br]

CURUPIRA - is a mythological creature of Brazilian folklore. This creature was usually regarded as a demonic figure. His name comes from the Tupi language KURU'PIR, meaning "covered in blisters". According to the cultural legends, this creature has bright red/orange hair, and resembles a man or a dwarf, but its feet are turned backwards. CURUPIRA lives in the forests of Mato Grosso do Sul and others, uses its backward feet to create footprints that lead to its starting point, thus making hunters and travelers confused. Besides that, he can also create illusions and produce a sound that's like a high pitched whistle, in order to scare and drive its victim to madness. It is common to portray a CURUPIRA riding a Collared Peccary, much like another Brazilian creature called CAIPORA. CURUPIRA will prey on poachers and hunters that take more than they need of the forest, and he also attacks people that hunt animals that were taking care of their offspring. There are many different versions of the legend, and so the creature's appearance and habits may vary from each region in Brazil. However, CURUPIRA is considered a nationwide folkloric figure. Visit the “PANTANAL” of Mato Grosso do Sul…

MAIS 4 ANOS - OBAMA É REELEITO...

O Presidente Democrata BARACK OBAMA foi reeleito presidente dos Estados Unidos com 59,4 milhões de votos, ou seja 50,3% do eleitorado, contra 48,1% para o seu adversário Republicano, MITT ROMNEY, que não foi além de 56,8 milhões de votos e 206 delegados. Republicanos continuam em maioria na Câmara dos Representantes e os democratas no Senado. Para assegurar a vitória, um candidato necessitava de obter, pelo menos, o apoio de 270 delegados. Nas outras duas corridas eleitorais determinantes a nível nacional, a total renovação da Câmara dos Representantes e a mudança de um terço dos 100 lugares do Senado, os Democratas mantêm o controlo deste primeiro, tendo agora 51 eleitos contra 45 Republicanos; existem ainda dois independentes. Na Câmara dos Representantes, dos 435 lugares, 232 são ocupados por Republicanos, cabendo 191 aos Democratas. A vitória de Obama foi confirmada quando a CNN projetou que o recandidato ganhara o estado-chave do Ohio, ultrapassando assim os 270 votos do colégio eleitoral necessários para garantir a eleição. Com a vitória na Virgínia, OBAMA obtinha um total de 303 delegados. ROMNEY tinha então 203. Obama venceu assim nos Estados considerados-chave Virgínia, Ohio, Pensilvânia, Wisconsin e New Hampshire. O Wisconsin é aliás o estado natal do candidato a vice-presidente republicano, Paul Ryan. Não foi tão fácil assim...

A GUERRA DOS ROYALTIES DO PETRÓLEO...

DILMA ROUSSEFF encarou com "naturalidade" a derrota do governo na votação dos “ROYALTIES DO PETRÓLEO”, que foi formalizada pela Câmara. Sinalizou que vai sancionar a proposta, sem vetos. Quem deu esta informação foi o presidente do PMDB, senador Valdir Raupp, após participar de jantar no Palácio da Alvorada, a convite da presidente Dilma, onde PT e PMDB comemoravam o resultado das eleições. Já o deputado Henrique Eduardo Alves  acredita, no entanto que podem ocorrer "vetos pontuais", sem informar quais. Segundo RAUPP, em conversa com os parlamentares antes do jantar ao conhecer o resultado das votações, "a presidente citou que nestes dois projetos - código florestal e divisão de royalties - não tem como exigir fidelidade da base. Neste tipo de assunto, são levadas em contas questões regionais”. Dissse ele: "Por isso mesmo, a tendência é sancionar sem vetos" - referindo-se à disposição da presidente. O senador RAUPP negou que o governo possa ingressar com qualquer tipo de ação no Supremo Tribunal Federal - STF para impedir que os estados produtores como Rio e Espírito Santo não sejam prejudicados em relação a áreas já licitadas. "Ela (presidente Dilma) não vai brigar por isso", assegurou o senador, repetindo o que ouviu no Palácio da Alvorada. Embora reconheça que o assunto realmente poderá acabar no Supremo, a presidente vai deixar por conta dos Estados agirem, se assim desejarem. "Ela não vai entrar nesta briga", reiterou. No Rio, a maioria dos jornalistas, apostam que quem dará a última palavra será mesmo o STF. A coisa não vai ficar assim não..

OURO: EXTRAÇÃO ILEGAL EM MATO GROSSO...

Em Mato Grosso (MT), a OPERAÇÃO ELDORADO, da Polícia Federal, desarticulou um esquema de extração ilegal de ouro. Foram presas 17 pessoas e recuperados R$ 188,8 mil, em forma de moeda de 11 países diferentes, além de 20 quilos de ouro – o equivalente a R$ 2 milhões. Uma só das 3 empresas envolvidas no esquema, movimentou nos últimos dois anos mais de R$ 150 milhões. Segundo informações do delegado Wilson Rodrigues Filho, o ouro era extraído de garimpos ilegais na região do rio Teles Pires e comercializado com Notas Fiscais falsas emitidas por cooperativas de garimpeiros. O metal ilegal era misturado com os carregamentos vindos de minas regularizadas. Isso facilita o esquema porque depois que o ouro sai do garimpo, se tiver nota fiscal, é muito difícil identificar se tem origem legal ou não. O bando atuava há pelo menos 5 anos e os envolvidos responderão por usurpação de bens da União, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e crimes ambientais (extração ilegal de minérios, degradação de área de preservação) já que parte dos garimpos funcionava dentro das reservas indígenas KAYABI e MUNDURUKU. Segundo as investigações, líderes indígenas participavam do esquema, facilitando a chegada à região aurífera, uma área de mata fechada, sem acessos terrestres. Um oficial da Marinha também está envolvido por autorizar o tráfego das embarcações que faziam o transporte do ouro e dos materiais usados na extração. Ao todo 28 mandados de prisão temporária, 64 de busca e apreensão e 8 de condução coercitiva foram expedidos pela Justiça Federal de MT. Entre os presos estão os proprietários da corretora de metais preciosos Parmetal e ainda estãos sendo investigadas várias empresas. As investigações tiveram início em fevereiro deste ano, a partir da OPERAÇÃO ARCO DE FOGO, deflagrada em conjunto com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente - IBAMA.

CACIQUE QUER SER CHEFE DA FUNAI...

Numa iniciativa inédita, NATANAEL RODRIGUES PARENTE, cacique MUNDURUKÚ da aldeia de Manicoré, no Amazonas, já conseguiu as assinaturas de 54 deputados e 31 senadores para pleitear a chefia da FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO - FUNAI. Autarquia do Ministério da Justiça, a FUNAI já teve  33 presidentes, todos eles apadrinhados por políticos. O documento foi entregue no Planalto pelo senador Eduardo Lopes (PRB-RJ), mas a indicação é suprapartidária. O índio diz que em vez de indenizar fazendeiros, o governo está removendo comunidades indígenas e afirma que os GUARANI-KAIOWÁ não deixarão as terras em que estão acampados no Mato Grosso do Sul: “Índio não teme a morte. Prefere a honra de morrer em suas terras”. Garante que Lula e Dilma foram enganados pelas ONGs que, segundo ele, há dez anos entraram na prestação de serviços às aldeias por causa do dinheiro federal. Sobre a indicação de uma mulher para a FUNAI (MARTA AZEVEDO), observa: “Foi um desastre. Índio não aceita mulher no comando. A Dilma quis criar um fato histórico colocando a primeira mulher na presidência da FUNAI e arranjou um problema. Não é por machismo. Fere a integridade moral do índio. É uma questão de cultura e de respeito e não de preconceito”. Jura que a FUNAI está assistindo passivamente os conflitos, não briga mais pelos direitos e soberania dos índios, que deixou tudo nas mãos das ONG’s. Concluiu: “Tenho o apoio do Congresso. Um ministro do Supremo não precisa da aprovação do Senado? Pois eu já tenho mais de um terço dos senadores me apoiando. Não tem lógica o PT e a Dilma não me aceitarem”.

UMA "VIRGEM" NO FASHION RIO-2012

O “FASHION RIO 2012”, que começa hoje (7/11) e vai até sexta (9/11), no Rio de Janeiro, no Píer Mauá, verá o desfile da coleção de inverno de 17 grifes, além das cinco novatas do “RIO MODA HYPE”, evento paralelo lançador de novos talentos, que acontece hoje, às 11h, no mesmo local. E cabe à marca TNG, mais uma vez, criar o burburinho de estréia. Para representar os exploradores do século 21, tema da coleção, o diretor geral da marca, TITO BESSA JR, convocou para o seu desfile, que acontece às 22h, o ator RODRIGO LOMBARDI, o Théo de ‘Salve Jorge’, e CATARINA MIGLIORINI, a jovem catarinense que ganhou fama por ter leiloado sua própria virgindade. Ela fechou o negócio (ou abriu?) com o lance de 1,5 milhão, dado por um japonês, e a sua experiência será retratada no documentário ‘VIRGINS WANTED’. CATARINA veio da Austrália exclusivamente para o desfile da TNG, que contará com o grupo RPM tocando ao vivo. A banda e a marca de Tito anunciarão uma parceria. Tito justificou o convite feito à Catarina como uma ode à liberdade: “Decidi convidá-la para mostrar que o universo fashion, tão cheio de diversidades, não é preconceituoso”. Hum, to sabendo...

06/11/2012

FUTEBOL DE MS PULVERIZADO...

A CBF anunciou nesta terça-feira, em seu site oficial, que o RANKING NACIONAL DE CLUBES elaborado anualmente pela entidade terá um novo critério para sua formação. Até o momento, eram levados em conta os resultados em competições nacionais desde 1959, ano em que o primeiro campeonato abrangendo todo o país foi disputado. Daqui em diante, apenas os últimos cinco anos serão levados em conta. Eles, por sinal, terão pesos diferentes (o mais novo multiplica a pontuação por cinco, o seguinte, por quatro, até o mais antigo, que tem peso um). O RANKING NACIONAL é usado principalmente para apontar os participantes da Copa do Brasil. Ainda não foi divulgada uma atualização do ranking segundo o novo critério. Na última recontagem, feita no fim do ano passado ainda sob o antigo formato, o Santos liderava, seguido por Palmeiras, Vasco, Grêmio e Flamengo. Com essa decisão, os times de futebol de MS (principalmente Operário e Comercial) - todos abaixo da terceira divisão - praticamente deixarão de ter, se é que ainda tem, as poucas regalias oriundas de rankings anteriores e conquistadas em um passado bastante remoto (século passado)...

GOOD NIGHT (OLD) CAMPO GRANDE...

GUARANÍ-KAYOWÁ: A LUTA CONTINUA...

[CesarFirmino]
Fazendeiros da região de Iguatemi estão recorrendo à segurança particular para evitar novas ocupações de terras por indígenas. Um grupo de ruralistas já contratou uma empresa douradense que está no local fazendo rondas. De acordo com informações, eles temem conflito indígena. A área em questão fica entre Tacuru e Iguatemi, às margens do Rio Hovy. No local está uma pequena comunidade de Guarani-Kaiowá originária do Tekohá Pyelito kue/Mbrakay, que ocupa pouco mais de um hectare de área de mata nativa dentro da Fazenda Cambará, desde agosto do ano passado. Hoje, segundo o jornal “O PROGRESSO”, para chegar ao acampamento, os índios estão atravessando o rio agarrando-se a um arame amarrado de uma margem a outra , (vide foto). O TRF já determinou que os índios guarani-kaiowá podem continuar ocupando as terras. Até a presidente Dilma Rousseff interferiu no problema e determinou que a Fundação Nacional do Índio - FUNAI conclua em até 30 dias os estudos antropológicos para a demarcação do território onde índios guaranis e kaiowás estão em conflito com fazendeiros no MS. O acesso à área ocupada pela comunidade Pyelito Kue é feita pelo Rio Hovy – denominação guarani para o Rio Iguatemi, que significa Lago Azul. A liderança Guarani-Kaiowá, diz que apesar da pressão sofrida por pistoleiros e das dificuldades de acesso, a comunidade, os índios não irão abandonar o acampamento e não têm nenhuma intenção de agir com violência. As únicas armas que usam para lutar contra os pistoleiros são a reza e a dança.

AQUIDAUANA E O FESTIVAL PANTANEIRO

O “FESTIVAL PANTANEIRO”, maior evento do Mato Grosso do Sul voltado exclusivamente para a cultura pantaneira de AQUIDAUANA, MS, ‘revive’ na cidade, manifestações culturais das raízes pantaneiras e suas consequentes influências nas artes e na cultura do meio urbano. O público vê e compartilha da gastronomia genuinamente pantaneira; participa de diversas modalidades de esportes pantaneiros (o laço comprido, o rodeio em cavalos, boi parado, fut boi e outros); compartilha dos concursos de causos, de berrante e das rodas de tereré; tem uma vasta mostra do artesanato de origem pantaneira; das comitivas e sua exuberante culinária; shows com artistas que de fato trazem as mais genuínas músicas com raízes pantaneiras e muitas outras atrações. Durante todo o dia acontecem eventos no recinto, como as Provas de Laço Comprido, baile carapé, concursos típicos, almoço e visitação aos stands da arte e produção da agricultura familiar. Este ano, o FESTIVAL vai ser abrilhantado com disputas em touros e a montaria em cavalos, um esporte típico do homem pantaneiro. Algumas das atrações musicais já confirmadas são: DELINHA e BANDA (30 de novembro/sexta); TRIO PARADA DURA (1º de dezembro/sábado) e GRUPO ECO DO PANTANAL (2 de dezembro/domingo). Além do palco para as grandes atrações, está previsto um tablado central onde se apresentarão os artistas prata da casa com música ao vivo. O FESTIVAL PANTANEIRO oferece um espaço especial com brinquedos e muita diversão das crianças. O acesso é inteiramente gratuito.

AS COORDENADAS DE KRIPTON...

“Olhe para o céu! É um pássaro! É um avião! É ... o planeta onde mora Super Homem!". Isso mesmo. O astrofísico Neil de Grasse Tyson descobriu as coordenadas da localização do fictício planeta Krypton. Segundo ele, o Krypton “real” fica na constelação do Corvo, a mais ou menos 27.1 anos-luz da Terra, orbitando a vermelha estrela anã LHS 2520, menor e mais fria do que nosso Sol,  que pode ser observada na longitude das 12 horas, 10 minutos, 05.60 segundos, e  latitude de 15 graus, 04’ 15.66. Neil, diretor do ‘Hayden Planetarium’, definiu estas coordenadas baseando-se em informação fornecida para ele pelo “DC Comics”, que conta em quadrinhos a odisséia de Super Homem em busca de seu planeta natal nas páginas da revista “Action Comics”. Tyson, cujo planetário fica perto do Museu de História Natural, ficou feliz pelo serviço que prestou: “Como um verdadeiro habitante de Metrópolis, eu fiquei orgulhoso por ajudar Super Homem, que tem feito tantas coisas pela minha cidade todos estes anos”. Tyson mesmo já apareceu na “Action Comics” nº 14, que chegou às bancas na semana passada, porém nela, é o homem de aço que desvenda a exata localização de Kripton: “É claro que se ele não fosse um super herói, ele poderia perfeitamente ser um astrofísico!”. DiDio, co-publicador da DC, disse que “ao trazer esta aventura para a ciência do mundo real, trocou-se definitivamente o lugar de Super Homem na história. Agora os leitores poderão apontar para o céu nas noites e dizer: “‘Aquele é o lugar onde nasceu Super Homem! Está distante de nós 27.1 anos-luz — cerca de 150 trilhão de milhas!”. O que também significa que o brilho da explosão de Kripton — acontecida depois de Super Homem abandonar o planeta e ser enviado pelos seus pais em um foguete para a Terra – deverá estar chegando em nosso planeta por estes dias.

02/11/2012

GOOD MORNING CAMPO GRANDE...

PSD: O PARTIDO QUE NASCEU FORTE...

O PSD, partido estreante nas urnas, conquistou o quarto lugar entre os mais votados do país. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral - TSE, a legenda administrará, com a posse dos novos prefeitos, 497 municípios brasileiros, o que equivale a 8,9%. O partido foi criado no ano passado a partir de uma dissidência no DEMOCRATAS (DEM), mas também atraiu políticos de outras siglas, tendo sido superado nas eleições municipais somente por PMDB, PSDB e PT. Com esse desempenho e sob a condição de estreante eleitoral, o cientista político da Universidade de Brasília – UnB, RICARDO CALDAS considerou que o PSD é “uma incógnita” para 2014. A força com que saiu das urnas nas eleições municipais torna o partido estratégico na disputa presidencial, segundo ele. CALDAS destacou que, por se comportar como “um partido de abrigo” a políticos sem viés de esquerda ou de direita, a legenda pode fazer alianças com partidos de tendências diversas. “O PSD é um partido novo, em formação, que cresceu independentemente de ideologia. Agora, o momento é de observar os seus próximos passos. Hoje, ele é uma incógnita”. Os melhores desempenhos do PSD ocorreram no Norte, Nordeste e Centro-oeste, regiões onde conseguiu se posicionar em terceiro lugar na preferência de votos do eleitorado. Em MS, candidato não eleito para vereador pela legenda comentou, à “boca pequena”, que o resultado em Campo Grande, capital de MS, poderia ter sido melhor se o principal líder do PSD "não tivesse abandonado o barco na hora'H'" e "ido pescar com o PMDB!".