04/10/2017

LOUVRE COM CRISE DE PERSONALIDADE?


O MUSEU DO LOUVRE, em Paris cancelou a exibição de uma escultura no Jardim das Tulherias duas semanas antes da estreia. O diretor do museu, Jean-Luc Martinez, considerou que a obra "DOMESTIKATOR", do coletivo holandês Atelier Van Lieshout, "tem um aspecto brutal". "Há um risco dela não ser compreendida pelos visitantes dos jardins", disse Martinez ao jornal francês Le Monde.
Os organizadores da Feira de Arte Contemporânea criticaram a decisão, argumentando que ela "prejudica os artistas e a programação (do evento)". Segundo eles, a peça "simboliza o poder da humanidade sobre o mundo e sua abordagem hipócrita da natureza". "Isso é algo que não deveria acontecer. Um museu deveria ser um local aberto de comunicação. O papel do museu e da imprensa é explicar o trabalho", disse Joep van Lieshout, fundador do coletivo, ao "New York Times": "A peça em si não é muito explícita. É uma forma abstrata, não há genitais. É bastante inocente!"
A escultura, objetivamente, lembra um prédio com janelas, mas vista por olhos mais críticos, mostra um homem em forma de caixas durante o ato sexual com outra pessoa. Com de 12 metros e 30 toneladas, ela ficou em exposição na Alemanha nos últimos três anos e deveria chegar a Paris no dia 19 de outubro.