04/10/2017

QUEERMUSEU VAI PARAR NO FUNDO DO M.A.R???


O MAR - MUSEU DE ARTE DO RIO interrompeu negociações para trazer à Cidade Maravilhosa a malfadada exposição “QUEERMUSEU — Cartografias da diferença na arte brasileira”. Em nota oficial, a instituição, que é um equipamento da prefeitura administrado por uma organização social (OS), o Instituto Odeon, alega o cancelamento por motivos de segurança. Em setembro, o Santander Cultural, em Porto Alegre, tirou a exposição de cartaz depois de pressão de grupos organizados, que a acusavam de ter obras com conteúdo “obsceno e blasfemo”.

O MAR havia se disposto a recebê-la, mas novos embates, desta vez relacionados à performance “LA BÊTE”, no MAM - Museu de Arte Moderna de São Paulo (onde funcionários da casa chegaram a ser agredidos), fizeram o MAR recuar. A decisão foi tomada em reunião ontem pelo Conselho Municipal do Museu de Arte do Rio (CONMAR), constituído por representantes da prefeitura, da Fundação Roberto Marinho e da sociedade civil.
Por sua vez, o prefeito do Rio de Janeiro, MARCELO CRIVELLA, divulgou um vídeo no último domingo, no qual seis pessoas se manifestam contra o que dizem ser uma “exposição de pedofilia e zoofilia”. No final do vídeo, CRIVELLA afirma que a população não queria receber a exposição e que ela não seria realizada no museu: “Só se for no fundo do mar. Porque no Museu de Arte do Rio, não”.
GAUDÊNCIO FIDÉLIS, curador de “QUEERMUSEU”, protestou: “É realmente difícil fazer a exposição com a oposição do prefeito. Ele se coloca como o dono do Rio... É ele quem manda, né? Se continuar assim, daqui a pouco ele proíbe o carnaval! É assustadora a rapidez com que essas manifestações de ódio tomaram corpo. Temo muito pela liberdade artística e de expressão, e até mesmo pela de imprensa, que também está sendo atacada. Daqui a pouco não restará nada!”...